quarta-feira, 23 de junho de 2010

O monge e o bambu

O senhor das terras do leste foi ter uma conversa com o bambu.
Lá chegando, viu que ele era enorme, verde, forte e absoluto.
Ajoelhou - se perante o bambu mais forte,
grosso e viçoso e disse em tom firme:
- Bambu, és meu amigo, meu irmão e meu aliado ?
- Sim, mestre !
- Bambu, eu preciso cortar a tua carne !
- Sim mestre, corte - me as folhas !
- Bambu, eu preciso cortar sua cabeça e pernas
pois preciso de teu corpo !
- Se assim desejas, pode podar - me e arrancar - me do solo,
meu senhor !
- Preciso agora dividi-lo ao meio e retirar os teus ossos !
- Pois bem, meu senhor, corte - me ao meio
e retire de mim os elos e me deixe por inteiro, oco.
- Bambu, tu és forte e corajoso ? Tu és humilde ?
- Sim, mestre; e como sou ! Floresço, cresço rápido,
faço com que o vento sussurre por entre minhas flores,
sirvo de morada para alguns animais, e sinto que devo servir a vós!
- Pois bem, bambu. Quero a maior parte de você agora.
Quero o seu coração!
- Mestre, já cortou a minha carne, separou meus membros,
partiu - me e drenou minhas forças.
Agora estou morto e vossa senhoria quer meu coração?
Se é de sua vontade, que assim seja feito.
O mestre então, disse:
- Vou levar - te daqui, separar - te em pequenas partes
e estendê-lo pelo vale.
Você nunca mais verá teus amigos e ficará só,
sujeito ao sol, a chuva e a ação do tempo.
O bambu emudeceu e a vontade do mestre foi cumprida.
O mestre uniu as partes do bambu,
fazendo uma grande calha que levaria a água do rio
até a parte que sempre era assolada pela seca.
Concluída a sua engenharia, meses depois o solo floria
com variadas espécies de hortaliças, flores e frutos.
O vale seco e triste, agora e lindo e cheio de vida.
O mestre, feliz, ajoelha - se então a calha feita com o bambu e diz:
- Meu amigo, entendeu agora porque eu precisava mais que tudo de seu coração?
O bambu que permaneceu calado durante os meses,
agora cheio de felicidade,
vendo que ali estava o seu coração junto com o de seu mestre,
soube que sem ele nada daquilo possível.
Com o seu coração fez brotar vida e vida em abundância...

Nenhum comentário:

Postar um comentário